O Master System teve sua estréia original como Mark III no Japão em 85, sendo lançado em território nacional somente no final de 89, distribuído pela TecToy. Graças a essa empresa e uma pesada campanha de marketing o console da Sega obteve grande sucesso no Brasil. Graças a isso, o console nunca chegou a morrer por aqui, e hoje em dia, nós temos o Master System Evolution, com 132 jogos na memória, para matarmos saudades do clássico que muitos tivemos no passado.

Quem nasceu na década de 80 e não se lembra desse?
Quem nasceu na década de 80 e não se lembra desse?

Antes de começar, gostaria de agradecer a TecToy pela gentileza de nos presentear com o console para nossa análise e, como sabemos, o nome da empresa é muito forte no mercado de jogos nacionais e fez parte da infância de muitos, logo, foi uma grande honra para nós essa parceria. Agora, vamos a nossa análise completa do Master System Evolution.

Se preferir o Mega Drive, confira nossa review do MD Play, um portátil da TecToy.

Análise

Este novo videogame é um pouco diferente do original de 89, pois é um console com jogos em chip, similar a muitos “plug and play” que geralmente são um controle com jogos. Isso Master System Evolution (2)significa que você esta limitado aos 132 jogos no console, não tem entrada de cartuchos ou outra forma de expandir esses títulos. Não que seja algo ruim, pois 132 são muitos jogos, mas os nostálgicos podem sentir faltas de alguns títulos como Phatasy Star e Double Dragon. Segundo a TecToy os mesmos não estão presentes por questões de direitos autorais.

Sua instalação também é bastante simples, na caixa vem o cabo áudio e vídeo (conectores amarelo e vermelho) para conectar na TV e os controles. O cabo de energia é fixo ao console, então é só ligar na tomada, na TV, plugar os controles e se divertir.

Controle Master System Evolution
O controle é muito similar ao de Mega Drive

O controle é bem similar ao de Mega Drive, com 6 botões e o pause, diferente do original que tinha apenas 2 botões, sendo que o pause ficava no console. Como não tem botão de reset, volta-se ao menu apertando X, Y e Z juntos. O controle tem um bom acabamento, porém os botões são um pouco “duros”, o que não atrapalha a jogatina, porém transmite a impressão de fragilidade. Mas podem ser substituídos por controles compatíveis com Mega Drive, já os originais de Master System não funcionaram em nossos testes.

O menu de jogos é bem simples de se mexer, os jogos estão apresentados por ordem alfabética, sendo que estão divididos em 4 submenus. Na realidade ele possui 104 títulos, dentre esses temos o “20 em 1” e o “Pense Bem” com respectivamente 20 e 10 jogos, totalizando 132. Dentre esses, 86 (Contando com os jogos do “20 em 1”) são de Master System, o restante são jogos produzidos ou adaptados pela TecToy para esse console, normalmente baseados em outros títulos famosos como Mini Golf, Pong, Tank e outros (inclusive alguns utilizam todos os botões, o que justifica ter seis no lugar de dois como no Master System de 89)

A imagem fica um pouco pixalada em televisores mais novos, mas não atrapalha a jogatina.
A imagem fica um pouco pixalada em televisores mais novos, mas não atrapalha a jogatina.

Um destaque para o título “Pense Bem”, que é na verdade uma adaptação virtual de um brinquedo similar a um computador vendido pela TecToy na década de 80, algo que pode trazer nostalgia a muitos.

Lista de Jogos Originais de Master System

  1. 20 em 1
  2. Action Fighter
  3. Aerial Assault
  4. Alex Kidd High Tech World
  5. Alex Kidd in Miracle World
  6. Alex Kidd in Shinobi World
  7. Alex Kidd: The Lost Stars
  8. Alien Syndrome
  9. Altered Beast
  10. Astro Warrior
  11. Astro Warrior / Pit Pot
  12. Aztec Adventure
  13. Baku Baku Animal
  14. Bank Panic
  15. Battle Outrun
  16. Black Belt
  17. Bomber Raid
  18. Bonanza Bros
  19. Bubble Bobble
  20. Chase HQ
  21. Columns
  22. Cyber Shinobi
  23. Double Target
  24. Dragon Crystal
  25. Enduro Racer
  26. ESWAT: Cyber Police
  27. Fantasy Zone
  28. Fantasy Zone 2
  29. Fantasy Zone 3
  30. Gain Ground
  31. Galactic Protector
  32. Ghost House
  33. Global Defense
  34. Gloc
  35. Golden Axe
  36. Golf Mania
  37. Great Soccer
  38. Hang On
  39. Kenseiden
  40. Kung Fu Kid
  41. Lord of the Sword
  42. Machinegun Joe
  43. Maze Walker
  44. My Hero
  45. Parlour Games
  46. Penguin Land
  47. Putt & Putter
  48. Rainbow Islands
  49. Rastan Saga
  50. Renegade
  51. Satellite 7
  52. Scramble Spirits
  53. Secret Commando
  54. Shadow Dancer
  55. Shinobi
  56. Slap Shot
  57. Sonic the Hedgehog
  58. Special Criminal Investigation
  59. Super Space Invaders
  60. Super Tennis
  61. The Newzealand Story
  62. The Ninja
  63. Thunder Blade
  64. Transbot
  65. Woody Pop
  66. World Grand Prix
  67. World Soccer

Lista de Jogos produzidos pela TecToy

  1. Acerte o Alvo
  2. Aquaduto
  3. Arqueiros
  4. Ataque dos Vermes
  5. Aventuras na Floresta
  6. Batalha Animal
  7. Batalha no Mar
  8. Bolas e Cores
  9. Bolhas
  10. Bombeiros
  11. Cava Cava
  12. Creature Capture
  13. Domine o Território
  14. Dominó
  15. Dr. Limpeza
  16. Fábrica de Chocolate
  17. Hexágono
  18. Hockey de Mesa
  19. Icepost Rescue
  20. Junte 4
  21. Master Pinball
  22. Master Pong
  23. Memoria Master
  24. Mina Terrestre
  25. Minerador
  26. Nim
  27. Os 12 trabalhos de jongo
  28. Outsiders
  29. Palhaços
  30. Pense Bem
  31. Resta Um
  32. Senha
  33. Serpentes
  34. Snowball
  35. Sudoku
  36. Tangram
  37. Tanques
Master System Evolution Jogos
Todos os 104 títulos do console, como constam na caixa

Notas Finais

A ausência de uma conexão HDMI é algo que pode ser um problema hoje em dia, em televisores mais recentes, que tem que ser conectado a entrada S-Video por não possuírem mais AV, a imagem realmente não fica boa e não ocupa a totalidade da tela. Porém, é exatamente a mesma imagem que você conseguiria com um Master System original. Acredito que poderia sim ter uma melhora nesse quesito.

Quanto ao console em si, é excelente para apresentar para seus filhos, sobrinhos e etc, pois alem de serem jogos livres para todas as idades, pode ajuda-los a manter viva a história dos jogos no Brasil. Já jogadores saudosistas a falta de títulos pode ser um revez, mesmo tendo grandes clássicos como Alex Kidd in Miracle World e Shinobi, a ausência de outros grandiosos jogos faz falta, mesmo sendo algo que não possamos reclamar, pois questões de direitos autorais não mudam com facilidade.

Li algumas análises comparando o Evolution com consoles de última geração, isso é algo que não se pode fazer, pois por mais que seja novo, é uma coletânea de jogos de 89 a 94, logo os gráficos são daquela época. Focado realmente para jogadores que vivenciaram a experiência na época, e isso ele faz muito bem.

No geral, é um aparelho esta longe de ser perfeito e ainda tem muito para melhorar, não recomendo para quem pensa em jogar algo atual, mas recomendo para quem teve ou quis ter um Master System e simpatizantes, por conta do preço baixo (Comparado com o Master System original e fitas que estão em preços abusivos atualmente), da comodidade de podermos apresentar a crianças de hoje em dia e para matar saudades de nossa época fora de emuladores. E para colecionadores, é um console legalizado pela Sega e pela Taito, e sabemos o tanto que coisas como essa aumentam o valor colecionável de algo.

Ele pode ser adquirido aqui: Comprar Master System Evolution

 

PONTUAÇÃO
Console
Jogos
Controles
Imagem
Som
Artigo anteriorDisney’s Aladdin
Próximo artigoReview MD Play
master-system-evolutionO Master System Evolution trás de volta grandes clássicos como Alex Kidd in Miracle World e Shinobi, porém faltam alguns títulos por questões de direitos autorais. O console ainda tem muito a melhorar, como a conexão com televisores que é AV e os controles que são um pouco "duros", mas eu recomendo para jogadores saudosistas, colecionadores e pessoas que queiram apresentar jogos da década de 90 para crianças de hoje.