História

Pouco pode se dizer quanto ao enredo, pois ele funciona como uma transposição de mídia bem fiel ao filme Aladdin, que foi lançado pela Disney em 1992, um ano antes do lançamento deste jogo. Ou seja, é a adaptação de um filme que é uma adaptação de um dos muitos contos do livro “As Mil e Uma Noites”. No entanto, a forma como ela é apresentada aqui é muito bem feita, porque informa brevemente em qual parte da história é situada a fase atual, através de imagens estáticas e texto, e logo depois coloca o jogador no controle da situação, ressaltando a parte mais importante desta mídia, a interatividade de quem antes era apenas um espectador.
Outro ponto importante é que elementos da história como determinados objetos e personagens, estão presentes e espalhados por todas as fases, ressaltando ainda mais a ideia de que você está explorando o ambiente da história que antes era apenas um pano de fundo de cenas no filme.

Gameplay

Aladdin se destaca muito entre as centenas de outro jogos de plataforma para snes por misturar elementos que eram característicos de jogos como Prince of Persia, como se segurar nas bordas de plataformas, mas com uma  fluidez de controle muito maior. Todos os movimentos respondem rapidamente aos comandos e as animações compartilham da mesma rapidez de resposta sem ficarem estranhas ou duras.

Além de pular, se pendurar e subir plataformas, Aladim pode usar inimigos e outros elementos do cenários como trampolins, lançar maçãs, que deixam os inimigos tontos por um certo tempo, e planar usando um pedaço de tecido como paraquedas improvisado.
Existem vários itens coletáveis espalhados pelas fases do jogo ou dentro de baús e jarros de barro, estes itens restauram ou aumenta energia e munição ou servem para aumentar o número de vidas e continues. Um item em especial, O Besouro Dourado, da ao jogador o direito de rodar uma espécie de roda da fortuna no fim da fase, que garante prêmios como vidas extras, continues e aumentar permanentemente a barra de energia.

Apesar do jogo ser responsivo, ele exige bastante atenção dos jogadores. As fases são todas construídas pensando nesse estilo de jogo cauteloso e os inimigos sempre estão posicionados em locais estratégicos para pegar os apressadinhos desprevenidos ou ainda para serem usados como plataforma para alcançar locais altos ou secretos.  Essas características fazem com que muitas fases podem gerem lembranças extremamente frustantes, como a famigerada fase do Tapete Voador ou ainda a fase do Gênio.

Gráficos

Considerando que este é um jogo de 1993, Dysney’s Aladdin era graficamente lindo em sua época e consegue se manter como um jogo bonito e consistente mesmo para os padrões atuais de pixelart. As animações conseguem transmitir muito bem tanto as ações tomadas quanto as respostas às ações dos inimigos. Os cenários usam e abusam dos efeitos de profundidade nas partes em que Agrabah é mostrada e em outros momentos do jogo. No todo nada parece deslocado ou errado no que diz respeito a arte de Disney’s Aladdin.

Sonoplastia

Toda a trilha sonora jogo são exclusivos, com exceção da fase do Gênio, o que eu acho fantástico, pois apesar de se tratar de uma transposição de um musical Disney, as músicas tocadas durante as fases e menus vão trazer lembranças somente do jogo à quem escuta las em outro lugar. Além de originais, as músicas são ótimas. Condizem com o ambiente e ritmo das fases e não irritam mesmo depois de muito tempo sendo ouvidas.
Os efeitos sonoros não somam muito ao jogo, são funcionais e simples, o que já é o suficiente.

Conclusão

Disney’s Aladdin é um jogo de plataforma único, que tem seu lugar merecido entre os clássicos do Super Nintendo. Muitos tendem a comparar esta versão com a que foi lançada para Mega Drive no mesmo ano, que é um jogo muito mais voltado para ação. No entanto, acho que apesar de cada título  ter seus prós e contras, no fim o que vale é o tipo de experiência que você procura em um jogo que você controla o Aladdin da Disney. Se o que você procura é um jogo de plataforma com dificuldade desafiante, Disney’s Aladdin para Super Nintendo ou Game Boy Advance é o jogo certo para você.

PONTUAÇÃO
História
Gameplay
Gráficos
Sonoplastia
Artigo anteriorCongo’s Caper
Próximo artigoReview Master System Evolution
disneys-aladdin-super-nintendoHistória Pouco pode se dizer quanto ao enredo, pois ele funciona como uma transposição de mídia bem fiel ao filme Aladdin, que foi lançado pela Disney em 1992, um ano antes do lançamento deste jogo. Ou seja, é a adaptação de um filme que é...